19/05: Relação entre mídia e sociedade no Café com Conhecimento (Espaço TIM UFMG do Conhecimento)

Nenhum comentário
 
Fechando a programação da 10ª Semana dos Museus, acontece no próximo sábado, dia 19, às 11 horas, o Café com Conhecimento - A mídia e o acontecimento, com Vera França, pesquisadora e professora titular do departamento de Comunicação Social da UFMG. A partir dos estudos desenvolvidos junto ao GRIS (Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade - UFMG), a convidada mostra que os dois conceitos podem ir além de seu uso mais difundido. Segundo ela, o acontecimento é revelador da vida social e sua visibilidade na mídia funciona como uma espécie de painel da nossa realidade. A partir desta perspectiva, Vera França pretende discutir fenômenos contemporâneos como a corrupção, as celebridades e as telenovelas, entendendo a mútua articulação entre mídia e vida social na construção dos acontecimentos.

Após o café, acontece ainda o lançamento dos livros "Mídia, instituições e valores" e "Acontecimento: reverberações", organizados pela convidada em parceria com Laura Guimarães Corrêa e Luciana de Oliveira, também professoras de Comunicação na UFMG. As obras são o resultado de dois colóquios realizados em 2008 e 2011, que contaram com a participação de docentes do Brasil e do exterior.  Os textos reunidos nessas publicações abordam fenômenos contemporâneos da sociedade midiatizada, trazendo análises dos mais diversos produtos da mídia. "Mídia, instituições e valores" reúne estudos que vão do Big Brother Brasil às postagens nas redes sociais, passando por peças publicitárias e revistas de informação semanais. O livro "Acontecimento: reverberações" trata da divulgação e repercussão midiática de eventos como a morte de Osama Bin Laden, o casamento real do Príncipe William com Kate Middleton, a beatificação de João Paulo II e a construção de personalidades famosas como Eike Batista e Ronaldo Fenômeno. 

A pesquisadora e o grupo de estudos

Vera França é professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG e coordenadora do GRIS. O grupo estuda as práticas comunicativas midiáticas e sua inserção social, com foco na dinâmica das imagens, representações, valores e instituições que circulam nos meios. Mais recentemente, vem se dedicando ao conceito de acontecimento e suas reverberações no âmbito midiático e na vida cotidiana.

O Espaço TIM UFMG do Conhecimento
O Espaço TIM UFMG do Conhecimento tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico com o uso de recursos tecnológicos, lúdicos e interativos. A partir disso, promove uma série de atividades em seu espaço, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Além da UFMG e da operadora TIM, o Espaço do Conhecimento conta com a parceria do Governo de Minas e o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Serviço
Data: 19/05/2012
11h - Café com Conhecimento - A mídia e o acontecimento
12h30 - Lançamento dos livros Mídia, instituições e valores e Acontecimento: reverberações 
Local: Espaço TIM UFMG do Conhecimento - Circuito Praça da Liberdade
Entrada Franca

Nenhum comentário :