30/11: Workshop - Análise de Negócios e da Informação através do Babok e lançamento oficial do Capítulo Mineiro do IIBA

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Pesquisa da consultoria EIU (Economist Intelligence Unit) feita com 586 executivos da América do Norte e Latina, Europa, Ásia e Pacífico comprovou que nem mesmo as maiores empresas do mundo conseguem controlar bem o crescente volume de dados digitais e aproveitá-los para melhorar seus negócios.

A constatação traz à tona uma discussão sobre quais as melhores formas de lidar com a informação, cada dia de mais fácil acesso e, por isso mesmo, de mais complexa análise e aproveitamento. Para a consultora Alexandra Hütner, qualquer negócio, de qualquer área, precisa ser analisado sob esse viés. “É preciso conhecer a fundo o ramo de atuação – o seu cenário interno e externo - para levar a informação certa para a pessoa certa, de forma correta, no momento e local apropriados; para uma tomada de decisão assertiva”, analisa.

Outro dado do levantamento aponta que 53% das organizações usam apenas metade das informações que colhem em benefício dos negócios. O restante fica perdido ou é subutilizado. O número é alarmante especialmente diante do grande volume de dados digitais gerados anualmente. Só para se ter uma ideia, somente no ano passado, consumidores e empresas ao redor do mundo armazenaram mais de 13 exabytes de informação em computadores e outros equipamentos. O volume é equivalente a 13 bilhões de pen drives de 1 Gbyte ou mais de 52 mil vezes as informações existentes em toda a biblioteca do Congresso americano. Os dados são da Universidade do Sul da Califórnia/EUA.

"O baixo aproveitamento de informações é surpreendente especialmente no momento em que vivemos. No entanto, é necessário considerar que boa parte das companhias não está preparada para lidar com tanta informação porque seus próprios processos de negócio ainda são analógicos", afirma Hütner.

Segundo a pesquisa, um dos principais problemas diz respeito à velocidade de acesso aos dados corporativos, apontado por metade dos entrevistados. Em suas empresas, a lentidão de obtenção das informações de mercado, concorrentes e de clientes compromete o desempenho imediato dos negócios.

Mais da metade dos executivos de empresas que possuem planos bem estruturados de gestão da informação digital (53%) declararam à pesquisa que seus resultados financeiros superaram o dos concorrentes. Quase um quarto delas entende que a compreensão dos dados digitais nos últimos cinco anos transformou completamente a forma de fazer negócios com seus clientes.

Para Hütner, a preocupação crescente com a avaliação de dados será responsável por criar um mercado bilionário de softwares de análise de negócios nos próximos cinco anos. “Embora ainda seja difícil precisar, é certo que este será um dos campos que mais crescerão nas próximas décadas”, diz a professora e consultora empresarial, com mais de 10 anos de experiência.

Workshop
Visando permitir uma melhor compreensão da Análise de Negócios, o IETEC (Instituto de Educação Tecnológica) organiza no próximo dia 30 o lançamento do capítulo mineiro do IIBA (International Institute of Business Analysis).

O IIBA é uma associação profissional, sem fins lucrativos, que visa promover o desenvolvimento e a profissionalização da Análise de Negócios.

O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre a partir das 19h, na sede do Instituto.
Inscrições pelos telefones (31) 3116-1000 ou (31) 3223-6251 e através do email eventos01@ietec.com.br

SERVIÇO
Tema: Análise de Negócios e da Informação através do Babok e lançamento oficial do Capítulo Mineiro do IIBA.
Local: IETEC (Rua Tomé de Souza, 1065 – Savassi)
Data: 30/novembro/2011
Horário: 19h às 21h20
Inscrições: (31) 3116-1000/3223-6251 ou eventos01@ietec.com.br

Um comentário :

Anônimo disse...

Excelente evento. Uma boa evolução para o Mercado de TI mineiro. Conceito interessante que preenche uma lacuna entre negócio e TI, ou IT?