Final de ano e férias Movimentam e-commerce no país
Faturamento do setor deve alcançar a cifra de R$ 15 bi em 2010; período de festas e férias também aquecem setor
Nada de enfrentar corredores lotados de lojas e shoppings, empurra-empurra na fila de pagamento e correria na comparação de preços. Cada dia mais o consumidor brasileiro procura praticidade e facilidade no momento de realizar as compras diárias e, principalmente, as de Natal. Prova disso é que o faturamento do comércio eletrônico no último trimestre de 2010, incluindo as vendas de Natal, deve ser 40% maior que o do mesmo período do ano passado - somando a quantia de R$ 3,3 bilhões - de acordo com pesquisa divulgada pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net). Com isso, o faturamento anual do varejo virtual deve ser de R$ 15 bilhões, acima da previsão anterior, que era de R$ 14, 3 bilhões.
Segundo o diretor comercial e de marketing da Web Consult, Leonardo Bortoletto - especialista em negócios e soluções virtuais -, devido ao grande aumento do consumo pela internet no Brasil, as empresas estão de olhos abertos para as oportunidades de varejo no mundo online. “Mas para conseguir sucesso nesse mercado alguns fatores são essenciais como certificado de segurança para vendas online, logística para controle de estoque e entregas e planejamento de ações de marketing digital para divulgação de sua loja virtual”, ressalta.
Empresas mineiras atentas à expansão do mercado eletrônico já buscam se estruturar para esse tipo de atendimento. O e-commerce da Farmácia Unifar chega a apresentar um crescimento de 20% a 30% em seu faturamento com a venda de cosméticos, motivados pela chegada do verão e as férias. Já a Pizzaria Mangabeiras, que nesta semana estreou o novo layout de seu website desenvolvido pela Web Consult, chega a apresentar um crescimento de 30% em seu faturamento no final do ano. Outro exemplo prático desse aumento de vendas é o e-commerce da Epamig que também apresenta aumento nas vendas, motivados pelo 13º salário.
Não só os e-commerces ganham maior visibilidade nessa época. Os websites também incentivam o aumento das vendas como um todo. Os segmentos beneficiados são variados, desde moda até concessionárias e restaurantes, como a loja Klus, a Rede Gourmet BH de restaurantes e a Valence, recentemente fizeram diversas inovações em seus sites e redes sociais buscando ampliar visibilidade no mercado.
A Web Consult prevê um crescimento de faturamento significativo no 2º semestre. “Trata-se de um período já caracterizado como o melhor para as vendas, principalmente para o comércio, sendo grande parte disso devido ao Natal. Nossa expectativa é de fechar o ano com 65% a mais que 2009”, disse.
A aquisição de novos clientes em São Paulo possibilitou também novas oportunidades de negócios para a empresa em 2010. “Começamos a atender a Federação Paulista de Futebol, a Consulting House e a Robb Report. Um grande avanço para nossos negócios, uma vez que elas optaram por uma organização mineira para realizar o serviço tecnológico”, acrescenta. Estima-se que o número de fechamentos da Web Consult em 2010 chegue a 43 novos contratos.
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