Revolução tecnológica cria novo perfil de profissional de Mídia

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21 de Junho - Dia do Mídia

A revolução tecnológica trouxe à tona novos meios para atingir o consumidor com o rompimento das mídias tradicionais. Atualmente, o principal desafio do profissional de Mídia é mergulhar no contexto de cada cliente e se tornar cúmplice em resultados e conquistas. Acompanhando a evolução na comunicação, 52% dos publicitários do setor acreditam que um novo perfil profissional exige habilidade em negociação, conforme pesquisa da Datafolha.

Considerando o caráter estratégico do planejamento de mídia para as campanhas publicitárias, a perspectiva é crescer a demanda no mercado de trabalho por profissionais com formação interdisciplinar nos próximos anos. Esse cenário também é propício para os recém-formados. O departamento de Mídia absorve muitos jovens em início de carreira e devido à capacidade de lidar com as inovações desta faixa etária, deverá ocorrer uma renovação natural do perfil desse profissional. A convergência de mídias é outro fator que contribuirá para o surgimento de novas vagas.

“As mudanças tecnológicas movimentaram não só o universo dos consumidores, mas também os meios de comercialização e de B2B. Por isso, é essencial que o profissional de Mídia saiba lidar com as expectativas envolvidas na negociação. O mercado já dá sinais de delimitações mais tênues entre as funções internas das agências. Quem estiver bem preparado terá uma carreira promissora pela frente”, afirma Ellânio Ramalho, da A&M Comunicação.

Mais do que dominar os softwares disponíveis para monitorar a audiência, por exemplo, é necessário tato e inquietude profissional. Segundo o diretor da Recíproca Comunicação, Khacyos Rezende, o bom Mídia deve se manter atualizado sobre as tendências de mercado, estar atento às oportunidades de negócio e não ter preconceito com nenhum meio. “Os bons resultados das campanhas, muitas vezes, surgem de idéias inexploradas até então. Exige-se do novo Mídia dinamicidade e interesse por várias áreas de conhecimento para prever oportunidades de negócio”, explica.

As características da agência são outro aspecto que devem ser considerado. Independentemente do tamanho de equipe, uma boa estrutura que leva em conta a informatização do setor é requisito básico para que o Mídia exerça suas funções.

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