Vetta Labs cria Igenesis que cria Web Analyst

Nenhum comentário
A Igenesis, nova marca da Vetta Labs, disponibilizou recentemente o Web Analyst, ferramenta que monitora fontes de infomação na web como blogs, jornais, etc, mantém tudo armazenado e faz uma análise do texto para extrair os termos e palavras chaves mais relevantes, que são exibidos numa cloud e disponíveis para busca. Com menos de um ano de fundação, a Igenesis já conta com clientes como Google e Gávea Investimentos.

"Apesar de bastante simples, nossos clientes gostam bastante deste clipping que fornecemos porque, por incrível que pareça, as pessoas ainda fazem na mão esse 'procura notícia, recorta e cola no word', que é bem time-consuming. O que a gente faz é pegar sempre o conteúdo completo que vem do RSS (mesmo que o feed forneça só o cabeçalho, automatizamos isso também), filtrar prá tirar o lixo de imagens e propagandas e deixar a pessoa filtrar por data e palavra-chave e gerar um formato pronto para impressão, organizado por mídia, data, etc. Isso parece poupar algumas horas de quem precisa clipar diariamente", afirma Leonardo K. Shikida, da Vetta Labs.

Análise de sentimento
Concorrentes bem conhecidos ou não fazem a análise de sentimento de forma 100% automática, como o SCUP, ou fazem mal feito, sem treinar os dados primeiro com conjuntos classificados manualmente, algo que o Web Analyst faz.

O que o Web Analyts tem que o resto não tem
Formas interessantes de visualização de dados, em especial, twitter. "Todo mundo conhece as interfaces maravilhosas do ManyEyes e um monte de agências vai lá no site e usa. Só que eles limitam a visualização, que tem que ser feita na mão com limite de volume de dados. Bem, o jeito que encontramos de resolver isso foi de fazer a análise sintática automática de todos os textos que pegamos, de twitter ou de onde quer que seja (todos os dias estamos indexando novas fontes), identificando quem é verbo, quem é substantivo, etc, e implementamos nosso próprio manyEyes :-), que embora um pouco mais feio, é nosso e usamos do jeito que bem entendemos", diz Shikida.

Dá prá brincar um pouco com essa visualização nestes dois links.

http://www.igenesis.com.br/entrevista-dilma-cbn-17-de-maio-de-2010/
http://www.igenesis.com.br/entrevista-serra-cbn-10-de-maio-de-2010/

Utilidade
O Web Analyst não faz adivinhações, ele só pega um volume de textos que é humanamente impossível de ser lido por uma pessoa, limpa, processa, lustra, lava e passa para mostrar uma árvore em que o analista consegue ver, em um minuto, o que se passa na web nas últimas horas. Quem decide que atitude tomar é o analista. Não é uma ferramenta de gestão de RP em redes sociais onde o analista fica respondendo posts (apesar de a Igenesis já estar pensando em um pacote de features dedicadas justamente a identificar quem são os influenciadores e onde eles estão).

A ferramenta pode ser bastante útil também para debates políticos. Nestes casos, assim como comícios e outros eventos, o valor da informação está atrelado a quão cedo se tem os insights necessários, o que a Web Analyst pode oferecer com precisão.

Nenhum comentário :